Transtorno Bipolar

Transtorno Bipolar

O que chamamos hoje de transtorno bipolar foi descrito inicialmente, há mais de 1 século, como “psicose maníaco depressiva”. É uma condição de saúde que afeta milhares de pessoas em todo o mundo, sendo caracterizado por mudanças extremas de humor, que podem variar desde episódios de depressão profunda até estados de euforia e excitação. Essas mudanças de humor são chamadas de episódios maníacos e depressivos e podem ser graves o suficiente para afetar o funcionamento diário da pessoa.

É uma condição crônica e complexa, que afeta humor, pensamento e comportamento, sendo desafiadora tanto para a pessoa que sofre da doença, quando para todos que convivem com ela.

Os sintomas do transtorno bipolar podem variar de acordo com a fase de vida em que a pessoa está. Durante os episódios maníacos, as pessoas podem se sentir muito animadas, alegres e hiperativas. Algumas apresentam um pensamento muito acelerado, comportamento impulsivo, mania de grandeza e podem falar mais que o normal e dormir pouco. Durante o episódio depressivo, as pessoas podem se sentir tristes e sem energia, apresentando falta de esperança e cansaço. Costumam relatar dificuldade para dormir e perdem o interesse em atividades que costumavam gostar.

Quando se desconfia desse transtorno, o primeiro passo é falar com um psicólogo ou psiquiatra, que encaminharão uma investigação para entender melhor a queixa.

O Transtorno Bipolar tem tratamento?

Essa é uma condição tratável, mas que pode levar tempo e exigir paciência. O tratamento pode incluir medicamentos, terapia e mudanças no estilo de vida, como exercícios físicos regulares, boa alimentação e sono adequado. O suporte de amigos e familiares costuma ser de extrema importância tanto para ajudar a identificar as mudanças de humor, quanto para favorecer o engajamento no processo de melhora.

O que fazer se eu tiver o diagnóstico de transtorno bipolar?

Se você recebeu o diagnóstico de transtorno bipolar é fundamental se engajar em um tratamento, mantendo a medicação prescrita e psicoterapia. Manter uma rotina para comer e dormir também é importante e ajuda a identificar oscilações de humor. Converse com familiares e amigos e seja paciente.

Como ajudar uma pessoa com transtorno bipolar?

Inicialmente é fundamentar ser compreensivo sobre as mudanças de humor e compreender que o processo de melhoria é gradativo e exige paciência e envolvimento com o tratamento proposto.

Dependendo do grau de proximidade com a pessoa, é muito importante cuidar de si mesmo e buscar espaços para elaborar todos os sentimentos despertados por essa condição que pode ser muito estressante

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
E-mail

Está procurando algum assunto específico?