Quais assuntos falar com uma psicóloga?

Quais assuntos falar com uma psicóloga?
Para quem nunca fez terapia, é difícil saber quais assuntos devem ser falados com uma psicóloga. É natural surgir a dúvida sobre o que compartilhar: afinal, o que devo contar ao psicólogo? Essa pergunta reflete a preocupação genuína em aproveitar ao máximo as sessões e obter ajuda eficaz. A verdade é que não existem regras e o mais importante é criar uma relação em que você vá se sentindo à vontade para falar sobre qualquer coisa.  É importante entender que a ideia é oferecer suporte, acolhimento e orientação em um ambiente seguro e confidencial.
Alguns pontos que são comumente abordados nas sessões serão descritos a seguir:
 – Nas primeiras sessões, normalmente é interessante contar sobre o que levou a procurar ajuda e descrever o que espera do processo. Compreender a motivação para a busca de ajuda e entender as questões ou dificuldades que estão afetando a vida pode ajudar a começar o processo terapêutico.
– Falar sobre sua história pessoal do jeito como quiser. Qualquer dado é importante para que a profissional vá entendendo suas origens e a forma como compreende o mundo.
– Abordar seus sentimentos e emoções. Descrever como se sente em relação a si mesmo e ao outro pode ajudar a entender suas necessidades emocionais.
Comportamentos: trazer exemplos de situações para descrever o que incomoda ou o que ilustra o que está dizendo podem facilitar a compreensão.
O que você espera da terapia? Abordar suas expectativas e alinhar com a profissional é importante para ter um parâmetro do que é possível e de como se dá um processo terapêutico.
– Falar sobre condições físicas ou uso de medicamentos ou substâncias que alterem a consciência também são fundamentais para uma leitura adequada do quadro de saúde mental.
A terapia é sempre um processo colaborativo. Quanto mais honesto e aberto você for, mais eficaz será o apoio que receberá. Esses pontos abordados acima são apenas para dar um contorno do que pode ser falado e ajudar aqueles que sentem dificuldade em iniciar um processo psicoterapêutico. No entanto, qualquer forma de comunicação é importante para a psicóloga. A psicóloga está treinada para ajudar a navegar por seus pensamentos e sentimentos de uma maneira construtiva e positiva. Portanto, confie na relação terapêutica e sinta-se à vontade para discutir qualquer preocupação que surgir durante suas sessões.

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
E-mail

Está procurando algum assunto específico?