Depressão se tornou uma palavra muito confusa ao longo dos anos. O que é depressão? Falamos que alguém está deprimido para dizer de uma frustração ou qualquer tristeza, mas na verdade é um termo que se refere a um transtorno que atinge milhões de pessoas e tem características específicas. Ela pode debilitar um indivíduo física e emocionalmente e interferir nas interações sociais, relações familiares e trabalho. Não é algo que a pessoa possa simplesmente decidir melhorar para ficar bem, como muitos imaginam. Quando um quadro depressivo se instala é necessária ajuda profissional.
Mas quais são os sinais de que uma pessoa está realmente deprimida?
Uma tristeza profunda pode ser um sintoma inicial, mas é também o que mais causa confusão na hora de diferenciar entre uma reação normal a algo que aconteceu – já que é normal nos sentirmos tristes, por exemplo, quando perdemos alguém – e algo maior, uma tristeza persistente e acompanhada de outros sintomas como alteração de apetite e sono.
Outras queixas comuns se referem a uma negatividade exacerbada sobre si mesmo ou sobre a realidade a sua volta, uma falta de interesse nas atividades cotidianas, irritabilidade, melancolia e falta de energia para manter uma rotina de auto cuidado como tomar banho ou se arrumar.
Uma pessoa com depressão tem dificuldade de encontrar prazer em atividades que costumavam ser prazerosas e muitas vezes apresenta queixas físicas como dores de cabeça, cansaço constante, tensão muscular ou alterações gastrointestinais.
O que provoca a depressão?
Não existe um único fator relacionado ao surgimento desse quadro que envolve uma alteração nas áreas do cérebro que cuidam da regulação do humor e um desequilíbrio de neurotransmissores. Pesquisas indicam que seu surgimento está relacionado a uma combinação de elementos que podem incluir uma predisposição genética e estímulos ambientais. Um evento muito estressante, por exemplo, pode ser um desencadeador de um episódio de depressão para alguém que já tinha uma predisposição e partir disso, se tornar um quadro que se repete de forma recorrente.
O que fazer quando suspeitamos que seja depressão?
Primeiramente é importante procurar um profissional de saúde mental para investigar se os sintomas podem estar relacionados a um quadro depressivo. Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, mais rapidamente a pessoa pode voltar a ter qualidade de vida e prevenir situações mais graves como o suicídio e incapacitação de lidar com a própria vida.