A ansiedade é um problema muito comum na atualidade. Então, como aliviar a ansiedade?
O sentimento de inquietação trazido pela ansiedade pode prejudicar uma pessoa nas mais diversas áreas, social, profissional ou nos relacionamentos de forma geral. São pessoas que estão excessivamente preocupadas com o futuro, demonstrando dificuldade de se ater a situações mais presentes.
Uma pessoa ansiosa pode sentir angústia, dificuldade para se concentrar, pensamento acelerado, irritabilidade, nervosismo, compulsão alimentar e sintomas físicos, como boca seca, tontura, náusea, palpitações, entre outros.
No dia a dia, é natural que algumas situações nos deixem ansiosos e podemos dizer que todos experimentam essa sensação em algum momento da vida. No entanto, quando a ansiedade é persistente e não se restringe a situações consideradas intimidadoras, falamos em uma ansiedade patológica. A ansiedade patológica pode vir de maneira mais contínua e generalizada ou se manifestar através de crises de ansiedade, trazendo sintomas intensos sentidos de forma abrupta e involuntária.
Como aliviar uma crise de ansiedade?
Ao ter uma crise de ansiedade, é importante buscar um ambiente calmo para ajudar a aliviar os sintomas. O fato de saber que é uma crise de ansiedade e que os sintomas irão passar tende a acalmar. Muitas vezes, técnicas de respiração também ajudam a manter um controle corporal e trazer de volta uma sensação de segurança.
Se você está com uma pessoa em crise, pode ajuda-la a lembrar que aquilo é passageiro e ajuda-la a se distrair com assuntos agradáveis ou boas memórias afetivas.
A rotina de uma pessoa ansiosa
Para prevenir que as crises aconteçam, alguns elementos podem ajudar. Manter uma rotina organizada costuma dar uma sensação de segurança e controle. Tentar encaixar nessa rotina momentos de prazer e relaxamento e consolidar atividades físicas como um hábito também são aspectos importantes.
Fazer psicoterapia é outro elemento importante no cuidado desse tipo de ansiedade que acaba por atravessar todos os aspectos da vida. Conversando com um psicólogo, é possível identificar como a ansiedade se manifesta e quais são os principais gatilhos para crises mais intensas. Desenvolvendo autoconhecimento, também se torna possível entender o que ajuda no controle dos sintomas e criar estratégias de enfrentamento desse quadro.