A mudança de país exige que se formem novas compreensões acerca da nova vida e também do contexto que levou a fazer a escolha de mudar de país.
Morar no exterior pode ser um momento complexo que obriga a uma reinvenção a si mesmo. São comuns as queixas de ansiedade e depressão nesses momentos. Tendemos a imaginar que viajar, ir para longe, é uma forma de tratar algum sofrimento mental. No entanto, na prática sabemos que não é o lugar que faz com que essas queixas desapareçam e, pelo contrário, dependendo de como se dá o início da vida fora, os novos desafios podem ser ainda mais difíceis para aqueles que já vinham com algum tipo de sofrimento.
Outro ponto importante para se refletir quando se muda de país é a diferença entre aquilo que foi idealizado e o que a experiência real trouxe. É muito comum que as pessoas cheguem com muitas expectativas e acabem se decepcionando com alguns aspectos que imaginavam ser diferentes. Também é comum que façam inúmeras comparações com outras pessoas na mesma situação ou com facilidades ou dificuldades vividas por essas pessoas. Cada processo de adaptação e aceitação cultural é individual e deve ser respeitado e entendido de acordo com cada história e é por isso que encontrar uma psicóloga brasileira para emigrantes pode ser tão fundamental nesse processo.
Se você é emigrante, brasileiro que vive no exterior, fala português e por qualquer motivo procura um apoio emocional, a psicoterapia pode ajudar.
Agende um primeiro horário.
Tags
- Psicóloga online para brasileiros no Canadá.
- Psicóloga brasileira para Brasileiros nos Estados Unidos.
- Psicóloga para brasileiros em Nova York.
- Terapia Online para brasileiros na Espanha.
- Terapia Online para brasileiros na França.
- Terapia Online para brasileiros na Austrália.
- Terapia Online para brasileiros na Nova Zelândia.