Quando procurar um psicólogo?
Vivemos um momento em que muitas pessoas já se desfizeram de preconceitos como o de achar que terapia é algo apenas para as pessoas com doenças mentais graves. Porém, muitas vezes ainda há dúvida: quando devo procurar a ajuda de um psicólogo? Quando começar uma psicoterapia?
A decisão de buscar ajuda pode ser um passo significativo na jornada de autocuidado e crescimento pessoal e a verdade é que há uma variedade de razões pelas quais alguém decide iniciar um processo psicoterapêutico. Aqui estão algumas:
– Emoções intensas e/ou persistentes como tristeza, ansiedade, raiva ou confusão que se manifestam de uma maneira que começam a interferir na capacidade de lidar com a rotina diária.
– Dificuldades em seus relacionamentos, sejam essas relações amorosas, familiares, de trabalho ou de qualquer outra natureza.
– Elaboração de um evento traumático como a perda de alguém, um divórcio, aborto, uma situação violenta ou qualquer acontecimento que seja díficil de digerir.
– Momentos de transição, como o casamento, divórcio, a espera de um bebê, entre outros.
– Diagnóstico de algum quadro de saúde mental em que a psicoterapia se apresenta como uma aliada ao tratamento medicamentoso.
– Autoconhecimento e crescimento pessoal. Mesmo que não haja nenhuma questão mais urgente, a psicoterapia pode favorecer um contato consigo mesmo, permitindo que a pessoa se aproprie cada vez mais das próprias escolhas e viva de forma mais consciente.
Em última análise, a decisão de procurar psicoterapia é altamente pessoal e varia de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa. Se você está se perguntando se a terapia é adequada para você, considere conversar com um profissional de saúde mental para obter orientação e avaliação personalizada.