Transtorno de Ansiedade Generalizada

Transtorno de Ansiedade Generalizada
A ansiedade é uma reação normal diante de situações desafiadoras que podem provocar expectativa e medo. É normal se sentir ansioso nas horas que antecedem esse tipo de evento, como uma apresentação pública, entrevista de emprego, uma viagem, um procedimento médico, entre outros. Nesses casos, a ansiedade funciona como um alerta de que é necessário se preparar para enfrentar o desafio e, mesmo que ele não seja superado,  favorece sua adaptação às novas condições de vida. Porém, quando o nível de ansiedade é desproporcional aos acontecimentos e causa muito sofrimento ou é muito persistente, é preciso avaliar se é algo que está além dessa resposta normal, como o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).
O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) tem alta prevalência e impacto significativo na vida das pessoas. Segundo o manual de classificação de doenças mentais (DSM.IV), este transtorno é caracterizado por preocupações excessivas e persistentes, de difícil controle, que perdura por seis meses no mínimo e vem acompanhado por três ou mais dos seguintes sintomas: inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono. É algo que merece atenção, pois interfere na qualidade de vida e no desempenho familiar, social e profissional.

Para fazer o diagnóstico do TAG é preciso considerar a história de vida do paciente e fazer avaliação clínica criteriosa em que se diferencie de outros transtornos como a Síndrome do Pânico ou o TOC, por exemplo. Sabemos que pode existir uma predisposição genética a esse transtorno associada a eventos de vida estressantes e estilos de enfrentamento de problemas.

Uma vez diagnosticado, a ansiedade pode ser tratada com medicação e psicoterapia. A psicoterapia terá um papel importante em identificar elementos que contribuem para uma exacerbação do transtorno, bem como promover a adaptação e o desenvolvimento de estratégias para lidar com situações de estresse.

Se você acha que pode estar sofrendo exageradamente com a ansiedade, procure um profissional para avaliar. . A identificação precoce do TAG é importante para melhorar a qualidade de vida e reduzir a ansiedade crônica

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
E-mail

Está procurando algum assunto específico?